Headset Cooler Master MasterPulse MH320: veja as especificações

Um dos mercados que mais vem evoluindo na área de periféricos certamente é o de headsets. Nos últimos dois anos a quantidade de opções recomendáveis multiplicou incrivelmente, o que mostra que as marcas finalmente estão começando a dar uma atenção real para a qualidade de áudio, e não apenas em design, leds ou efeitos 7.1.

Continua após a publicidade..

A Cooler Master já teve uma boa tentativa em 2016 com a linha de Headsets MasterPulse, que foi bastante decente, mas ainda longe de ficar entre as melhores opções do mercado encontradas até por preços inferiores. Dessa vez, com mais uma renovação de suas linhas de produtos que ocorreu em 2017, temos em mãos o Cooler Master MasterPulse MH320, uma opção bem mais barata e objetiva.

 

DESIGN

Um dos aspectos dessa renovação que o mercado de headset gamer vem recebendo que mais me agrada é o surgimento de mais opções com headbands extensoras. Não que não existam boas opções de fones com headbands rígidas confortáveis, mas esse tipo agrada muito mais facilmente qualquer usuário.

 

 

Utilizando earpads de courino removíveis bastante confortáveis o fone tem um clamping force bastante balanceado, portanto, a não ser que você tenha uma cabeça um tanto avantajada, é provável que pressão não será um problema. A falta de espuma na headband que tanto reclamei no Cougar Immersa aqui não é um problema, o que garante boas horas de uso sem desconfortos. Se você gosta de fones que tem as earcups rotacionáveis para apoiar o fone nos ombros, esqueça, as desse são 100% fixas.

 

 

O MH320 é feito quase que completamente em plástico, tendo apenas as hastes da headband feitas em metal. De maneira geral ele parece bastante resistente, passando bastante confiança em todos os aspectos, inclusive no microfone, que agora é flexível e não mais embutido como nos antigos MasterPulse.

 

 

O único problema crasso que encontrei no design desse fone é a ressonância criada pela estrutura metálica da headband. Embora já tenha ouvido falar sobre fones com problemas assim, nunca imaginei que isto seria tão chato, afinal, poder ouvir até mesmo o vento do ventilador batendo no metal é muito chato. Se você estiver escutando alguma música dificilmente ouvirá essas ressonâncias, mas durante um jogo, em uma situação de clutch, isto pode tirar sua concentração.

A pouco mais de 40 centímetros do fone no cabo fica a sua controladora de volume e microfone, onde é possível regular o volume até desliga-lo e também desligar ou ligar o microfone. O cabo em si é de qualidade, não fica com dobras facilmente e passa uma segurança muito boa.

Continua após a publicidade..

 

 

ESPECIFICAÇÕES

Informações fornecidas pelo fabricante:

Fone

Diâmetro do driver: 40mm

Frequência de Resposta: 20-20,000Hz

Impedância: 32Ω

Sensibilidade (@1KHz): 120dB ± 3dB

Tamanho do cabo: 2.1m

Conector: 3.5mm fone e microfone

Microfone

Padrão de captação: Bi-Direcional

Frequência de resposta: 100-10,000Hz

Sensibilidade (@ 1KHz): -34 ± 3dB

Tipo do Microfone: Boom flexível

*A Cooler Master não disponibiliza um software para o MH320

DESEMPENHO

Chegamos à parte mais importante do review, onde vamos saber um pouco mais sobre como o fone se sai no que foi projetado. Em primeiro lugar, é importante saber que opiniões a respeito de áudio variam muito de acordo com a experiência que você já tem com outros fones, portanto, sua opinião pode ser diferente da minha, pois podemos ter bases de comparação diferentes.

Em jogos como Counter-Strike, Overwatch e PUBG o fone se sai relativamente bem, apresentando um palco sonoro e imaging decentes, nada a nível de um fone mais caro, mas aceitável para um headset de menos de R$200. Não é difícil identificar a direção dos sons, mas quanto maior a distância e a quantidade de sons se misturando, mais difícil se torna identificar com exatidão as direções.

 

 

Um dos fatores que colabora para este palco sonoro um tanto modesto demais para jogadores mais exigentes é o fato do fone ter uma construção fechada, o que faz com que ele isole muito bem o som externo e não tenha vazamentos que possam atrapalhar pessoas perto de você, mas isto também faz com que as ondas sonoras não possam circular livremente, limitando a capacidade do fone de separar e posicionar sons.

Quando passamos para a qualidade de fato do áudio que as coisas começam a complicar. O MH320 não possui graves tão fortes quanto costumam ter os seus concorrentes, mas seus médio-graves são um tanto exagerados, o que faz com que ele tenha um som muito oco. A falta de médios e agudos também colabora para que o som seja bastante seco, e isto certamente te prejudica não apenas ouvindo músicas, mas também em jogos, pois são nestas exatas frequências que são reproduzidos os passos e tiros dos inimigos.

 

 

Agora, se tem algo me surpreendeu muito neste fone foi o quão fácil foi equalizá-lo com o Gerenciador de áudio HD Realtek da minha placa mãe da Asus. Por mais incrível que possa parecer, o fone ficou muito melhor do que eu poderia imaginar com alguns ajustes nestes pontos mais crassos em que ele peca naturalmente. Com a equalização que fiz (imagem abaixo), o fone ficou divertidíssimo para ouvir músicas eletrônicas, hip hop e até mesmo jazz! Posso dizer que, para estes gêneros, o fone ficou mais divertido do que até mesmo o meu Philips SHP9500, que não possui os graves equilibrados que este fone tem.

Microfone

O microfone do MH320 é outro aspecto em que ele peca um tanto, afinal, embora não seja tão ruim quanto o do Cougar Immersa, ele não possui um sistema de eliminação de ruído efetivo. Pelo menos a ressonância do seu arco metálico não é captada pelo microfone, ficando audível apenas nas earcups.

 

VEREDITO

O Cooler Master MasterPulse MH320 foi um fone que se mostrou uma montanha russa para mim, afinal, assim que o ouvi pela primeira vez me decepcionei em ver que este poderia ser só mais um fone barato com qualidade de áudio abaixo do esperado, um microfone ruim e ressonância de estrutura, no entanto, depois de passar a utilizar a equalização que citei, vi que ele pode ser uma boa opção, quase incomparável em sua faixa de preço.

 

 

Se você tem um orçamento curto e não pode pagar por um fone um pouco mais caro como um HyperX Cloud Stinger, posso dizer que o MH320 é uma opção a ser considerada, principalmente se você tiver como equalizá-lo com a sua placa mãe ou outro dispositivo de conexão que você utilize como eu fiz, ele ficará muito melhor que qualquer outro headset que conheço na sua média de R$150.

Já se você está buscando por uma boa opção de headset barato com um bom microfone, esqueça completamente o MH320, vale muito mais a pena fazer um esforço para aumentar o seu orçamento para um HyperX Cloud Stinger, que tem um microfone excelente para o seu preço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *